fbpx

contato@pejotaempreendimentos.com.br

R. das Mangueiras, 166 - Novo Horizonte, Salvador - BA, 41218-097

Armazenamento de alimentos: dicas para você não errar mais!

Mulher observando produtos organizados

O armazenamento de alimentos não é uma tarefa tão difícil, mas é preciso que seja feita com cautela. Veja nossas dicas!

Uma das principais maneiras de evitar qualquer tipo de contaminação por bactérias, é saber armazenar os alimentos de forma correta, garantindo a conservação e a higiene de cada um dos produtos a serem consumidos.

Geladeira

Antes de se preocupar em como armazenar os alimentos na geladeira, é preciso higienizar cada um dos itens. Dessa forma, é possível diminuir ainda mais os riscos de intoxicação. Veja como esse processo deve ser feito.

Higienize suas mãos

Antes de manipular qualquer alimento, suas mãos devem ser lavadas e higienizadas, assim como os utensílios que serão utilizados para prepará-los. Nunca use a mesma tábua para o corte dos produtos. Neste caso, o ideal é ter uma para carnes e outra para verduras e legumes.

Jogue fora as partes machucadas

Antes de lavar os alimentos, observe a aparência de cada um deles. Caso encontre partes amassadas ou machucadas, retire-as e só depois parta para a etapa seguinte, da higienização. Caso encontre algum desses problemas com o alimento mesmo após a lavagem, retire-o e lave novamente.

Hora de higienizar

Mãos femininas lavando maçãs

Não esqueça que os alimentos passam por vários processos diferentes para chegar até a sua casa. Com isso, eles ficam expostos a diversos ambientes e bactérias. Por este motivo, é fundamental lavar cada um deles com bastante água corrente.

Hipoclorito de sódio

Uma maneira segura de higienizar os alimentos é utilizar uma solução chamada de hipoclorito de sódio. O recomendado é misturar uma ou duas colheres de sopa do produto para cada litro de água.  Deixe o vegetal de molho por 15 a 30 minutos, em seguida, enxague bastante e seque tudo.

Na hora de guardar tudo que deverá ficar na geladeira, a dica é: comece de baixo para cima. Na gaveta inferior, ou seja, a parte menos refrigerada, coloque os legumes, as verduras e as frutas.

Na última prateleira coloque os alimentos que estão congelados e que serão cozidos em breve. Nas “andares” seguintes, sempre acima, coloque sobras de alimentos que não foram consumidos e que serão usados em breve.

A estante superior é perfeita para laticínios, como leites e queijos, por ter a temperatura mais baixa da geladeira.

Armazenamento de alimentos na despensa

Despensa organizada

Manter a organização dentro da despensa é fundamental. Além de facilitar a busca pelos alimentos no dia a dia, ainda auxilia no controle de alimentos que possam estar próximos de vencer, o que pode resultar em economia para as suas compras e evitar problemas de saúde com o consumo de alimentos estragados.

É preciso paciência e um olhar afiado para classificar todos os produtos enlatados, em caixas, embalagens de lanches e diversos ingredientes de panificação que se acumulam ao longo do tempo.

Transparência: as embalagens transparentes são mais fáceis de misturar e combinar, o que ajudará seu espaço a parecer mais uniforme. Além disso, é possível analisar a qualidade do produto, sem precisar, necessariamente, abrir o recipiente.

Empilhamento: cada centímetro de espaço conta dentro de uma despensa. Por este motivo, ao comprar recipientes de armazenamento de alimentos, considere como eles se encaixam. Objetos quadrados ou retangulares com tampas planas empilham-se facilmente e permitem que você coloque mais itens em uma mesma prateleira.

Funcionalidade: sua organização deve fazer sentido para toda a família. Se você tem filhos pequenos, procure grandes caixas abertas ou recipientes com tampas fáceis de abrir. Se tiver adolescentes, opte por recipientes com tampas de travamento ou de rosca para uma vedação hermética.

Categorize as embalagens e produtos

Em seguida, coloque itens semelhantes juntos, facilitando a manutenção de óleos, condimentos, lanches ou itens essenciais em um só lugar para que você possa encontrar rapidamente o que precisa.

Utilize recipientes claros

Utilize recipientes claros na despensa

A embalagem, quando não é transparente ou clara o bastante, pode fazer sua despensa parecer bagunçada. Remova quaisquer sacos plásticos ou caixas de papelão do local.

Etiquetas

Etiquete caixas, recipientes e prateleiras para que todos os membros de sua família saibam onde os itens estão localizados. Dessa maneira, é mais fácil não apenas arrumar os produtos, como também manter sua despensa organizada.

Manutenção

Sua despensa pode ficar desorganizada depois de um tempo. Para ajudar a manter seu espaço, sempre coloque os itens de volta no local apropriado e leve toda a família a bordo, mantendo os alimentos acessíveis e visíveis. Agende uma limpeza rápida duas vezes por mês para garantir que tudo esteja atualizado e no lugar, para que você não precise passar horas organizando novamente.

Em resumo

Pode parecer uma tarefa assustadora, mas uma despensa organizada faz muito mais do que oferecer o direito de se gabar do esteticamente agradável. Na verdade, ajuda a economizar dinheiro e reduzir o desperdício.

Banner: Viste stand de vendas

× Como posso te ajudar?