fbpx

contato@pejotaempreendimentos.com.br

R. das Mangueiras, 166 - Novo Horizonte, Salvador - BA, 41218-097

Garagem do condomínio: o que pode e o que não pode fazer

Visão lateral de homem estacionando na garagem do condomínio

A garagem do condomínio é um espaço de estacionamento onde podem ocorrer mal entendidos e até discussões. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, saiba como se comportar nesse ambiente e o que esperar dos outros condôminos. Por isso, continue a leitura deste artigo! 

Garagem do condomínio

A garagem é um espaço funcional e democrático dentro do condomínio, uma vez que comporta os veículos presentes no local de maneira simples e organizada. Contudo, sempre que envolvemos a socialização de indivíduos que muitas vezes não “falam a mesma língua”, aborrecimentos podem acontecer; e são absolutamente naturais até certo ponto. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença para condôminos que ainda têm dúvida sobre o que devem e o que não podem fazer neste local, além de dicas sobre como proceder em situações pontuais.

Estacione com cuidado 

Você não gostaria de entrar na garagem do condomínio um dia e encontrar seu carro arranhado ou amassado, não é mesmo? Então, tenha cuidado redobrado no momento de estacionar. Se for necessário, peça ajuda de alguém para fazer isso de maneira segura e mais eficaz, especialmente no caso de estar em uma garagem pequena. O bom senso é um fator fundamental nestes casos – e a boa direção também. 

Cuidado para não ultrapassar a sua vaga e ocupar parte do espaço ao lado do seu. Isso é péssimo e tornará a vida do ocupante ao lado bem difícil. Também evite estacionar seu carro muito próximo à porta do motorista vizinho, impossibilitando sua entrada e saída do veículo. Lembre-se que poderia ser com você.

Seja compreensivo

Se o seu vizinho está com dificuldade de sair de sua vaga, não fique buzinando para ele ter mais pressa, afinal, poderia ser você no lugar dele. Se quiser adiantar o seu lado, vale a pena até mesmo ajudá-lo, guiando o caminho para que ele consiga sair com mais facilidade. Esse gesto será visto como cordial e gentil e poderá ser retribuído se um dia você precisar. 

Vagas especiais na garagem do condomínio

Respeite as vagas para PCDs e idosos, se houverem. Tenha empatia por essas pessoas, que têm tanto direito quanto você a estacionar de maneira segura. Não tente negociar uma mudança de vaga com o seu vizinho; pois isso, além de antiético, poderá prejudicar ambos. 

Venda e aluguel

A venda ou aluguel de uma vaga da garagem do condomínio para não moradores é proibida por um veto da Lei Federal nº 12.607. Porém, se previsto em Regimento Interno, o morador poderá vender ou alugá-la para outro morador, desde que haja conhecimento e acordo prévio não apenas entre as duas partes, mas também do síndico ou administrador do condomínio. 

Crianças na garagem do condomínio

Garagem não é, definitivamente, um lugar para crianças. Se quiserem andar de bicicleta, patins ou skate, devem ir à uma área apropriada para essas práticas. E elas só podem transitar pela garagem na companhia de pelo menos um adulto. Assim, será possível evitar acidentes.

Pejota

Nossos empreendimentos contam com garagem para os condôminos e até estacionamento para visitantes, tudo isso para promover segurança, conforto e comodidade para você e os outros moradores. Entendemos a importância de assegurar este ambiente, uma vez que eles promovem mais proteção para entrar e sair do condomínio. 

Em nossos empreendimentos buscamos implantar valores que acreditamos. Hortas, praças, espaços de compartilhamento, ampla área verde e bicicletário traduzem a nossa preocupação com o meio ambiente associado às práticas sustentáveis e com a sua qualidade de vida. 

Durante a execução de nossos projetos empregamos materiais certificados e adotamos métodos construtivos inovadores prezando pelo melhor custo-benefício, sem que pese no seu bolso.

Conclusão

A garagem do condomínio é um ambiente que precisa ter suas regras respeitadas sem exceção, para que seja um local seguro, sem brigas e desentendimentos entre os moradores.
Quer saber mais sobre a Pejota Empreendimentos? Clique aqui!

 

 

× Como posso te ajudar?