fbpx

contato@pejotaempreendimentos.com.br

R. das Mangueiras, 166 - Novo Horizonte, Salvador - BA, 41218-097

Dicas para cuidar bem de plantas no apartamento

Mulher em cozinha com plantas

Ter plantas no apartamento é uma excelente pedida, por serem relativamente fáceis de cuidar, por proporcionarem benefícios à saúde e poderem ser usadas em uma variedade de temas nas decorações de interiores.

Essas plantas são uma ótima opção para quem tem pouco espaço de quintal para um jardim ao ar livre. Se você é um “marinheiro de primeira viagem” no que se refere às plantas de apartamento, confira nossas dicas para mantê-las saudáveis.

Quanta luz as plantas de apartamento precisam?

Depende. Suculentas e cactos precisam de luz solar diária e contínua. Plantas com folhagem maior precisam de aproximadamente 8 horas de luz por dia. A quantidade de luz depende das plantas que você está cultivando, então a melhor opção é fazer pesquisas sobre as plantas específicas que você está cultivando.

Plantas no apartamento: espécies que melhor se adaptam

Sala de estar com plantas

Desde que penetre luz no ambiente, é possível ter a presença de plantas em apartamentos em qualquer um dos cômodos, basta estar sempre prestando atenção às espécies que se adaptam à luminosidade do espaço.

Jibóia

Uma opção muito versátil de planta para apartamento é a Jibóia, já que ela pode ser plantada na terra ou na água, compondo decorações em vasos diversos. Além disso, é ótima para ser instalada em prateleiras, pois suas folhas ficam pendentes, formando cortinas verdes e deixando uma sensação super charmosa de selva suspensa dentro de casa.

A Jibóia se adapta bem a fertilizantes orgânicos, mas deve ser adubada a cada três meses. É importante misturar a terra de modo que ela fique bem fofa.

Begônias

As flores também podem dar seu ar da graça nos apartamentos, deixando-os muito mais lindos. A begônia, por exemplo, é um ótimo tipo de flor que se adapta bem à luz indireta. Deve-se, apenas, ter o cuidado de deixá-las perto de janelas ou varandas.

As regas devem ser feitas somente quando o solo estiver seco, molhando apenas a terra, nunca as folhas e flores. Entretanto, se suas folhas estiverem amarronzadas, é sinal que precisam de água. Sendo assim, hidrate mais o solo.

Samambaias

Samambaias

A Samambaia é imponente e mostra um lindo volume logo à primeira vista. Ela aprecia viver à meia sombra, em um ambiente protegido de ventos fortes e agressivos. Pelo seu grande tamanho, é ideal para ser viver na sala ou na varanda. A Samambaia é perfeita para quem gosta de mimar as plantas diariamente.

É fundamental que as samambaias sejam cultivadas em ambientes úmidos, cujos solos também estejam no mesmo estado. Porém, preste atenção para que seja apenas umidade, jamais deixe a terra ensopada.

Palmeira Rálfis

Essa é uma planta muito querida quando se fala de rusticidade e também de ambientes internos. Ela precisa ter um solo com boa capacidade de drenagem, ser colocada próxima de portas e de janelas e, dependendo do tamanho do vaso, necessita ser regada uma ou duas vezes por semana.

Como são palmeiras, essas plantas decoram o ambiente, trazendo bastante tropicalidade para o visual interno de sua casa ou apartamento.

Rosa de Pedra

Essa suculenta faz bastante sucesso na decoração clássica de interiores, já que seu formato se parece muito com uma rosa tradicional. A Rosa de Pedra não exige grandes cuidados. A dica é sempre regar pouco, ou somente quando o solo estiver seco. Essa planta se desenvolve melhor sob o sol, mas que também pode ser cultivada a meia sombra.

Decoração

Planta na sala de estar

Um apartamento sem plantas pode até ser chamado de um lar sem vida. A colocação de plantas no apê vai trazer mais vida e um toque de cor que todos os cômodos merecem. Mesclar o uso de plantas floridas e de plantas sem flores é fundamental para uma decoração mais bonita, com uma orquídea na mesa ou uma palmeirinha no canto.

Janelas abertas

Deixe o vento entrar! É com o contato mais próximo com a natureza que as suas plantas ficarão mais saudáveis. É um fato: a natureza deve seguir seu curso, e não é diferente com a manutenção das suas plantas. Elas devem receber Sol, água, sombra, luz, ventos, tudo que for necessário para crescerem felizes.

Cuidar das plantas é uma terapia

Regar e cuidar das plantas é o tipo de atividade que alivia e diminui a ansiedade, além de poder ser um grande ganho para o dia a dia. Afinal, nas correrias da rotina, estamos tão acostumados às atividades solicitadas, que perdemos a oportunidade de vivenciar um contato maior com a natureza.

Assim, os cuidados diários com regar as plantas, trocar a terra e sentir o cheiro da terra molhada ajudam a relaxar no cotidiano. Além disso, percebeu seus cuidados dando resultados, ao ver suas plantas bonitas, não tem preço!

Em resumo

Um apartamento com plantas torna o lar um ambiente diferenciado, cheio de vida, cores e beleza. Além disso, cuidar das plantas em casa causa conforto e prazer, tranquilidade e a sensação de dever cumprido.

× Como posso te ajudar?