A convivência em condomínio deve ser levada com muito respeito ao espaço alheio, além da conservação das áreas comuns. É fundamental ler as regras do local com atenção e participar das assembleias; deste modo, a convivência em condomínio será otimizada. É sobre isso que você vai ler hoje. Conheça nossas dicas!
Uso do elevador
Se o condomínio tiver um elevador de serviço, provavelmente, haverá regra sobre o uso adequado dele e também do elevador social.
Por isso, é fundamental ter bom senso, mesmo nos casos em que o condomínio não estabeleça regras específicas a esse respeito.
Por exemplo, evite segurar a porta do elevador por muito tempo, também não use a máquina social para transportar lixo ou pacotes muito grandes, que tomam espaços amplos.
Atenção ao lixo
Manter o ambiente limpo é obrigação de cada um dos moradores. Dessa maneira, em nenhuma hipótese deixe lixo nas áreas comuns do condomínio.
Também não jogue nada pela sua janela. Afinal, seu lixo precisa ser empacotado corretamente, transportado pelo elevador de serviço e colocado no local indicado.
Respeito aos funcionários
Uma regra fundamental que todos devemos seguir em quaisquer situações, é tratar outras pessoas com respeito, da forma como nós queremos ser tratados. Por isso, não é adequado tratar os funcionários do condomínio com desdém, nem solicitar favores ou serviços particulares.
Além disso, lembre-se de usar sempre a boa educação para fazer qualquer questionamento ou até reclamação. Solicitar serviços particulares dos funcionários ou tratá-los com grosseria são atitudes completamente inadmissíveis no condomínio.
Cuidado no estacionamento
O estacionamento é outro espaço em que as regras de convivência são importantes. Assim, respeite a vaga de cada vizinho.
Também evite buzinar ou usar luzes muito altas. Paciência é fundamental. Isso sem falar da velocidade, que deve ser sempre respeitada, sem exceções.
Saiba que você pode ser multado se exceder a velocidade máxima dentro do condomínio. Outra regra é permitir que o motorista que estiver chegando na garagem passe primeiro, caso você esteja saindo.
Silêncio pela boa convivência em condomínio
Não faça barulhos excessivos após às 22h e, claro, utilize o bom senso para evitar incômodos aos seus vizinhos. Da mesma maneira, é fundamental saber que você também tem o direito de descansar livre do estresse de maiores barulhos.
Por isso, encontre o equilíbrio ideal entre não incomodar os vizinhos e conhecer seus limites de tolerância aos sons reproduzidos por terceiros.
Cuide do seu pet
Você tem um animalzinho de estimação? Use sempre a guia para a segurança dele e também dos outros moradores. Além disso, ande com saquinhos plásticos para recolher suas fezes. Caso o seu pet seja de grande porte ou tenha um instinto agressivo ou barulhento em excesso, coloque uma focinheira nele na hora de transitar pelas áreas comuns do condomínio.
Mantenha a tranquilidade
Não aceite provocações, mesmo que se trate de um vizinho que você não é muito fã. Lembre de que não vale a pena estragar seu dia por causa do mau-humor de terceiros, nem se estressar com pessoas que não fazem diferença na sua vida.
Se você tem problemas com alguém, tente resolver com um diálogo maduro; caso não dê certo, apele para o bom senso do síndico. Ele certamente será capaz de encontrar uma solução satisfatória para as duas partes.
Conclusão sobre a convivência em condomínio
Manter a boa convivência no condomínio é um processo diário e depende da cooperação de todos os envolvidos. Para o síndico, esse processo é fundamental para evitar problemas, visto que o primeiro a ser envolvido em problemas de condomínios são justamente os gestores prediais.
Leia também >> Festa no apartamento: aproveite a sua sem causar transtornos