Usar a conexão Wi-Fi é a norma de muitas residências do país, conectando o notebook ou celular de maneira prática. Saiba como melhorar a sua!
Melhore o sinal da internet em sua casa
É comum haver uma queda de dados recebidos, por diversos motivos. No entanto, muitos desses problemas podem ser resolvidos de forma rápida pelo usuário. Venha descobrir como fazer isto!
Escolha um local adequado para o seu roteador
O roteador funciona como uma espécie de antena e definitivamente sua localização faz toda a diferença na qualidade da sua internet. É um pouco mais complexo que isso, claro, mas pensar em seu posicionamento na casa é importante para garantir o melhor sinal.
Coloque o roteador Wi-Fi em áreas altas para espalhar o sinal em todas as direções. Além disso, coloque-o no cômodo que mais utiliza ao longo do dia, o sinal sempre é mais forte ali.
O roteador recebe o sinal da internet, por exemplo, por meio de linhas telefônicas ou redes de fibra ótica e transforma esse sinal em ondas de rádio. Parece um pouco complicado, mas essa tecnologia é muito comum e foi inventada há bastante tempo, no século 19.
É por este motivo que, para melhorar o seu sinal, o ideal é instalar o roteador no cômodo mais central da sua residência, de preferência acima do móvel um pouco mais alto do que os demais. Assim, as ondas de rádio da rede Wi-Fi conseguem se espalhar de maneira mais uniforme e atingir os outros cômodos com a mesma intensidade.
Repetidor de sinal
Um ótimo aliado para sua internet é o repetidor de sinal. Essa pode ser uma boa solução se alguns cômodos ficam muito longe do roteador, ou em andares acima. Existem muitos modelos no mercado, para todos os bolsos, e podem solucionar o problema de lentidão na sua casa.
Evite usar muitos aplicativos de uma vez
Quando possível, evite utilizar muitos programas simultaneamente, ou deixar aplicativos abertos em segundo plano no seu celular, principalmente se utilizam conexão. O problema disso é a divisão da conexão entre tudo o que está aberto, gerando lentidão na hora de carregar uma página, vídeo ou até jogos on-line.
Mantenha seus aparelhos atualizados
De tempos em tempos recebemos aquelas mensagens que existem atualizações disponíveis e é muito importante baixá-las para garantir que a velocidade e confiabilidade na transmissão de dados e sinal de Wi-Fi.
Desligue seu roteador de tempos em tempos
Outra dica de ouro é desligar o roteador em alguns períodos. Isso ajuda a melhorar a internet já que evita o aquecimento do aparelho por uso em excesso. Experimente desligá-lo quando for sair de casa, ou antes de dormir, para melhorar Wi-Fi de sua residência.
Tire obstáculos que podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi
Não deixe o roteador perto de objetos como espelhos, aquários, paredes e vigas muito espessas, estruturas com malha ou armação metálica ou equipamentos que emitem ruídos na rede, como microondas e telefones sem fio. Tais objetos e estruturas atrapalham ou impedem a propagação do sinal.
Mude o nome da rede e senha
O mesmo problema de alguém estar usando muita banda de internet é ter muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo. Dependendo do roteador, o aparelho pode não dar conta de distribuir sinal para todos e, com isso, prejudicar a conexão ou mesmo não funcionar em alguns dispositivos.
Trocar o nome e senha da rede Wi-Fi fará com que os aparelhos conectados não consigam encontrar a rede anterior e tenham que se conectar novamente. Isso ajudará a tirar o acesso de quem usa sua rede sem autorização – algo que algum vizinho pode fazer. Entretanto, lembre-se que será preciso se conectar em todo dispositivo da casa de novo.
Troque de roteador para melhorar o sinal do Wi-Fi
Roteadores novos agregam tecnologias novas, para otimizar o desempenho e transmissão do sinal Wi-Fi. Estão se popularizando no mercado os roteadores com tecnologia mesh (ou malha, em tradução livre), que ampliam a área de cobertura e agregam recursos como o fast roaming, que permite aos dispositivos se deslocarem mas se mantenham conectados sempre ao nó com melhor velocidade de conexão na malha da sua rede.
Conclusão
Melhorar o sinal da sua internet não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças. Gostou das nossas dicas?